Centenas de fieis participaram da Missa do Crisma, realizada na manhã desta Quinta-Feira Santa, 02 de abril, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Na ocasião, os padres renovaram suas promessas sacerdotais e o arcebispo metropolitano abençoou os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma, ordenações e unção dos enfermos.

A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Agenor Girardi e Dom Leomar Brustolin, o arcebispo emérito Dom Dadeus Grings, o bispo emérito de Cachoeira do Sul, Dom Irineu Sílvio Wilges, OFM, o bispo emérito de Santo Ângelo, Dom José Clemente Weber e os presbíteros da arquidiocese.

Dom Jaime Spengler lembrou que as celebrações da Quinta-feira Santa marcam o início do Tríduo Pascal e, em sua homilia, destacou a missão e os desafios dos presbíteros; o anuncio da Boa Nova aos pobres e a gratidão pelo trabalho realizado pelos padres nas comunidades da arquidiocese.

Conforme Dom Jaime, os padres e diáconos possuem uma nobre missão para qual se é escolhido por Deus como discípulos e participantes do sacerdócio da testemunha fiel, cuja a referência maior é o amor: “O ministério ordenado é graça, dom, convocação. O ministério não é nosso! O exercício do ministério é, sobretudo, resposta de amor, de quem busca corresponder Àquele que é o Amor de nossas almas, de nossas vidas – Jesus”, e completou: “Se perdemos a referencia maior, começam a entrar em nossa vida situações, tentações, tensões que ofuscam o caminho, que confundem o necessário diálogo, a salutar saúde física, psíquica e espiritual. E, convenhamos, há os que se desviam e se perdem... e como é difícil o caminho do retorno”.

Recordando as palavras do Papa Francisco, o arcebispo chamou a atenção para a ‘cultura do descartável’, onde o ser humano é ‘usado e jogado fora’: “Nesse contexto, os excluídos, os pobres não são “explorados”, mas resíduos, ‘sobras’. Não estaria, por vezes, faltando em nós e entre nós a ousadia? Ousadia para ir ao encontro desses que ninguém quer ver, mas estão em nossas ruas, praças, periferias, mas, também, nos nossos condomínios, prédios e casas” apontou.

O Arcebispo Metropolitano também disse que Jesus, ao lavar os pés dos discípulos se fez de servo. Nesta ação, deu testemunho da humildade em servir o próximo: “Desde então teve início uma história de dedicação, serviço, testemunho, promoção, entrega, amor que se perpetua no tempo. O pé ferido, as mãos e o peito transpassado do Senhor abriram para humanidade uma nova estrada. Neste homem, o ser humano de todos os tempos se descobriu – também nós”.

Prosseguindo, Dom Jaime agradeceu o trabalho realizado pelos padres nas comunidades. Destacou a dedicação e o serviço na obra da evangelização e da promoção humana na região da Arquidiocese de Porto Alegre e pediu a todos que não se deixem desanimar ou mesmo empobrecer-se espiritualmente: “Não permitamos que o maligno nos desuna, favorecendo assim o contratestemunho da falta de unidade. Unidade esta tão desejada, rezada e suplicada por Jesus” disse.

O arcebispo encorajou a avançarem para as águas mais profundas para corresponder ao projeto de amor do Senhor: “Sejamos exigentes conosco mesmo. Cuidemos da nossa vocação e ministério. Cultivemos a intimidade com o Senhor e a comunhão com os irmãos. Aprofundemos a consciência de sermos ao mesmo tempo pastores e discípulos” finalizou.

Bênção dos Santos Óleos

Os santos óleos foram conduzidos até o altar por diáconos e fiéis que representaram a universalidade da missão da Igreja: religiosas, casal e filhos, jovens e catequistas entregaram ao arcebispo os óleos do crisma, da unção dos enfermos e dos catecúmenos. Em seguida os bispos fizeram a oração sobre os óleos que serão distribuídos nas paróquias da Arquidiocese.

Reforma Política

Ao final da Santa Missa, Dom Jaime Spengler lembrou a campanha da coleta de assinatura em prol do projeto de lei popular pela reforma política democrática.
A campanha, apoiada pela CNBB, será levada para todas as paróquias da Arquidiocese.

Texto: Magnus Régis - Jornalista Pascom
Fotos: Flavio Bilhalva - Pascom